Feliz Ano Novo!

Feliz Ano Novo!

Outro ano que finda, uma nova fase que vem por aí, um novo ciclo começa, e entraremos em um ano novo, cheios de expectativas marcadas pelo que vivemos até aqui.

Nossa vida, tanto coletiva quanto individualmente, é cursada por ciclos e marcos. Nossa cultura, desenvolvimento, aprendizado, tudo isso é pautado por ciclos os quais dividimos em tempo o que temos que alcançar e até mesmo o que precisamos almejar para obtermos o sucesso, a felicidade, o reconhecimento ou qualquer outra coisa que tenhamos como objetivo.

Muitas vezes, esses marcos e ciclos nem mesmo levam em consideração se são esses mesmos os objetivos a que aspiramos, ou se queremos nesse tempo. Parece haver um padrão, e não cabe a nós escolhermos se aceitamos, basta cumprir.

Porém, a realidade das famílias atípicas nem sempre segue esse padrão. Os marcos do nosso desenvolvimento por vezes diferem do que nos é imposto, e nossos ciclos podem se alargar um tanto para que alcancemos determinado fim. Aliás, tais marcos são típicos, ordenados para pessoas típicas, e a nossa sociedade ainda está aprendendo que nem todos seguem o padrão e que está tudo certo com isso.

Nós, pessoas atípicas, famílias de pessoas atípicas, também somos frutos dessa sociedade que nos impõe tantos padrões e que nos força a segui-los, mesmo que sejamos cunhados, existencialmente, em outros padrões. Por isso, também precisamos parar, ter calma, respirar e aprender a respeitar nossos próprios marcadores, nosso tempo, nossa existência, para que possamos chegar ao nosso máximo potencial.

Sim, é possível que alcancemos o sucesso, a felicidade, o reconhecimento ou qualquer outra coisa que tenhamos como objetivo. Nem sempre da mesma maneira, nem sempre ao mesmo tempo, nem sempre ao final daquele ciclo que idealizamos um dia, mas é possível.

Com isso, neste ano que termina e no novo que começa, desejamos um caminho de paz e realizações. Não nos frustremos se ainda não deu pra chegar lá, aonde talvez achemos que conseguiríamos. Não nos comparemos e nem vamos nos colocar expectativas que nos forcem a parecermos típicos. Nossa existência é legítima, e nossas conquistas de hoje devem ter como referência a pessoa que éramos ontem.

Ganhamos quando evoluímos em nós mesmos e não quando somos o que marcos e ciclos dizem que temos que ser. Em 2023, a ONDA segue junto a vocês para que possamos estar melhores do que em 2022, enfrentando juntos os desafios de nossas atipicidades, levando nossos projetos para cada vez mais pessoas para que sempre tenhamos uma amanhã mais próspero.

Feliz Ano Novo!

Presidência da ONDA-Autismo
Fábio Cordeiro e Cláudia Moraes